Marque seu horário

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp!

Blog

Ícone Conexões Neurais

Parte Final: Comece por aqui para construir a sua Autoestima

por Camyla Bonesi

Nos artigos anteriores falei sobre alguns pilares para construir a sua autoestima equilibrada, e com eles você reformulou a sua relação com o seu íntimo ao cultivar a autoconfiança, a autoempatia e a autenticidade.

Também investiu no seu modo de agir e de reagir ao meio, ao desenvolver mais o seu auto-respeito e o automerecimento.

E como cada pilar é interligado um ao outro, quando você fortalece um ajuda a elevar os outros e por outro lado, se um estiver enfraquecido puxa os outros para baixo.

Por isso a importância da leitura e da prática de todos os pilares. Quando todos estão suficientemente fortes e alinhados, o resultado é simplesmente a sua autoestima boa e equilibrada.

E com isso, convido vocês a lerem os artigos anteriores para dar seguimento ao que irei falar neste, e para que assim você realmente construa a sua autoestima equilibrada.

No artigo de hoje, para encerrar todos os pilares para construir sua autoestima equilibrada, vou falar sobre amor próprio.

Mas o que é Amor Próprio?

O amor próprio não é uma ação, mas sim um estado no qual você se sente bem consigo mesmo.

Neste sentido, estar bem consigo mesmo é importante para viver bem. E isto, influencia diretamente na forma como nos relacionamos com os outros, a imagem que projetamos no trabalho e o modo como enfrentamos o nosso dia-dia.

O amor próprio é dinâmico, vai crescendo conforme nossas atitudes e comportamentos que nos fazem amadurecer.

Quando agimos de forma a ampliarmos o amor próprio em nós, começamos a aceitar muito melhor as nossas fraquezas e nossas forças, e temos menos necessidade de explicar nossas carências.

O amor próprio nos faz sentir compaixão por nós mesmos como seres humanos. Isso nos permite estar mais focados em nossos propósitos e em nossos próprios valores, que esperamos cumprir através de nossos próprios esforços.

O amor próprio é um elemento fundamental para o bem-estar das pessoas.

No entanto, praticar o amor próprio pode ser um desafio para muitos de nós.

Devido a isso, segue abaixo 5 dicas para você aumentar e praticar o amor próprio:

  • Autoconhecimento: conhecer e aceitar sua realidade, buscando ser melhor do que antes, e não melhor do que os outros. Conversar com você mesmo e ouvir o que você têm a dizer à si mesmo é uma forma de cultiva o respeito e o amor próprio e de se conhecer melhor.
  • Foque no agora: preste atenção e fique consciente em relação ao que você pensa, sente e deseja. Pessoas com maior amor próprio por estarem mais conscientes não agem conforme o que os outros querem e desejam.
  • Cuidado pessoal: uma forma de amar a si mesmo é cuidar mais das suas necessidades básicas. As pessoas que amam a si mesmas se alimentam saudavelmente, fazem atividade física, tem um bom sono, se cuidam.
  • Limites: estabelece limites e sabe dizer “não” a tudo que a afeta física, emocional ou espiritualmente.
  • Perdoar a si mesmo: ser responsável pelas suas próprias atitudes não implica que você deve se castigar, ou se mal tratar eternamente. As pessoas que amam a si mesmas aprendem com os seus erros, aceitam sua humanidade e se perdoam.

Através deste artigo e dos demais você consiguirá construir a sua autoestima equilibrada.

Viver com mais autoestima torna a vida e as relações mais leves e certamente traz uma felicidade mais autêntica para nossas vidas.

Este conhecimento maior por nós mesmos nos leva a nos admirar, a amar incondicionalmente a nós mesmos, a valorizar cada êxito e cada pequena vitória.

E lembrem: praticar as dicas fornecidas nestes artigos sem moderação. A autoestima sempre pode ser aprendida e aprimorada dia após dia.

Gratidão!

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Blog Últimas postagens

Quer receber conteúdos e dicas exclusivas para restaurar a sua saúde sistêmica e assumir o controle da sua vida e viver uma vida com mais propósitos?

Copyright © 2024 Camyla Bonesi Todos os direitos reservados Desenvolvido por ILEX